Quando se adquire um instrumento de medição, antes mesmo de usá-lo pela primeira vez, é necessário fazer uma primeira calibração. É ela que define os padrões de utilização do instrumento. Para garantir a segurança e fidelidade dos resultados, recomenda-se calibrar o instrumento periodicamente independente de ser novo ou já usado. Os desvios encontrados devem ser avaliados em relação ao seu impacto no processo em que o instrumento é utilizado.
Se a definição da validade de uma calibração não é regulamentada por nenhuma norma ou documento técnico, então como devo definir essa validade?
Primeiramente devemos levar em considerar alguns pontos para isso, tais como:
Tipo de instrumento; Especificação do fabricante; Frequência de uso Forma de armazenamento Critícidade do processo Ambiente.
Com todas essas informações levantadas você mesmo poderá definir essa validade que melhor atenda o seu processo. Por exemplo:
Um instrumento de medição utilizado todos os dias dentro de processo critico em um ambiente instável deverá ter uma periodicidade de calibração menor de 6 a 12 meses em relação a um instrumento que é utilizado esporadicamente e em condições controladas podendo ter sua validade de calibração de 12 a 24 meses.
Ficou alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo que te ajudaremos com isso! Conte com a STANDARD.
Comments